Elipidae é uma família de répteis escamados como as Serpentes, também conhecidas ''Cobras''. As Elipidaes são serpentes venenosas que podem ser encontradas em locais tropicais e sub-tropicais. O seu tamanho vária entre 6cm à 18cm. O grupo inclui cerca de 231 espécies.
As serpentes quando perturbadas podem se erguer e estender seu pescoço numa mostra característica de ameaça. Entretanto nem todas as serpentes referidas como cobras são do mesmo gênero, ou mesmo da família.
'Cobra' pode se referir a:
- Qualquer membro do gênero Naja, também conhecidas como Cobras Típicas;
- Qualquer membro do gênero Boulengerina (eu não sei muito bem o que é);
- Qualquer membro do gênero Aspidelaps (cobras venenosas nativas da África).
As Serpentes, também chamadas ofídeos, ou ''cobras'', são répteis poiquilotérmicos (ou sejá, animais de sangue friu) sem patas, pertencentes a sub-ordem 'Serpentes', bastante próximos dos lagartos, com as quais compartilham a ordem Squamata (animais com escamas). Há também várias espécies de lagartos sem patas que se assemelham as cobras, sem estarem relacionadas com estas.
O estudo dos répteis e anfíbios chama-se Herpetologia.Há pouca razão para se temer a morte devido à mordedura de serpentes. Apenas um quarto das cobras é peçonhenta, e entre as 7.000 mordidas de cobras registradas na Ámerica por ano, menos de 15 vítimas morrem. No entanto, se você for mordido por uma serpente, há certos procedimentos a seguir. Primeiramente, distancie-se da cobra agressora. Segundo, localize um ou dois ferimentos portiformes em seu corpo. Se o local da mordida começar a inchar ou doer muito, então você foi envenenado. Se possível, mantenha o ferimento acima ou no mesmo nível do coração para facilitar a circulação e rapidamente procure auxílio médico. O veneno em si normalmente não o matará, mas exarcerbar-se quando envenenado pode ser fatal. Não amarre o local da mordida para impedir que o veneno espalhe-se, pois a falta de circulação sanguínea pode matar o local. Além do mais, o veneno espalhar-se pelo seu cistema circulatório quase que instantaneamente quando é injetado. Apesar da crença popular, não se pode sugar o veneno da cobra usando-se a boca.
Sinais e Sintomas - Tratamento Pré-Hospitalar
- Marca dos dentes na pele;
- Dor local e inflamação;
- Pulso acelerado e respiração dificultosa;
- Debilidade física;
- Problemas de visão;
- Náuseas e vômitos;
- Hemorragia.
- Mantenha a pessoa calma e deitada, removendo-a do local;
- Lave com água e sabão o local da picada;
- Retire anéis e outros matérias que atrapalhem a circulação na extremidade afetada;
- Mantenha o membro afetado elevado ou ao mesmo nível do coração;
- Transporte imediatamente a pessoa para um hospital.
Se houver a possíbilidade, leve a serpente ou a maior informação possível sobre ela. Somente o soro cura intoxicação por picadas de serpentes. Há soro expecifico para a maioria das espécies de serpentes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário