Jacaré
Os jacarés, os aligatores e os caimões (ou caimães) são répteis da ordem Crocodylia, que é dividida em três famílias: Gavialidae,Alligatoridae, Crocodylidae.
Jacarés e aligatores pertencem à família Alligatoridae e são animais muito parecidos com os crocodilos, dos quais se distinguem pela cabeça mais curta e larga e pela presença de membranas interdigitais nos polegares das patas traseiras. Com relação à dentição, o quartodente canino da mandíbula inferior encaixa num furo da mandíbula superior, enquanto que nos crocodilos sobressai para fora, quando têm a boca fechada. O tamanho de um jacaré pode variar de 60cm (jacaré anão) até 6 metros e meio (jacaré açu), e pode pesar de 3 a 500 quilos.
Crocodilo
Crocodilo-de-água-salgada |
Crocodilo é o nome comum a catorze espécies dos répteis da família crocodylidae. O termo também é usado às vezes para incluir todos os membros da ordem crocodylia: isto é, os crocodilos verdadeiros, o gavial (família Gavialidae) e os caimões,os aligatores e jacarés (famíliaAlligatoridae).
Os crocodilos vivem nas Américas, [[África], Ásia e Austrália. Os crocodilos habitam geralmente as margens de rios, enquanto os da Austrália e ilhas do Pacífico também frequentam o mar. O único predador natural do crocodilo é o tigre que raramente alimenta-se dele em determinadas áreas da Ásia.
O maior réptil hoje na face da terra é o crocodilo-de-água-salgada encontrado no norte da Austrália e ilhas do sudeste da Ásia.
Os crocodilos, depois das aves, são os parentes mais próximos dos dinossauros atualmente. Tanto dinossauros quanto crocodilos evoluíram dos tecodontes, assim como as aves evoluíram dos dinossauros. Isso faz com que os crocodilos sejam mais aparentados com as aves do que com todos os outros répteis atuais. Surgiram a 200 milhões de anos aproximadamente tendo convivido com dinossauros. Apesar de não terem a mesma mobilidade que seus antepassados, já foram registradas crocodilos que podem correr nas margens de rios a uma velocidade de até 16 km/h.
Digestão (de ambos os animais)
Como esse réptil engole suas presas em pedaços, às vezes até membros inteiros, sua digestão tem de ser extremamente eficaz e rápida. Por muito tempo os cientistas não entendiam como o crocodilo e os jacarés conseguiam destruir esse alimento em seu estômago, proporcionalmente pequeno para um animal de centenas de quilos. Durante uma autópsia, liderada pelo evolucionista Richard Dawkins, exibida semanalmente no canal pago "National Geographic Channel", descobriu-se que há uma artéria a mais no coração destes animais.
A veia passa por trás do músculo cardíaco e chega ao estômago. Assim, com essa estrutura incomum, o aparelho digestivo do crocodilo recebe mais irrigação sanguínea e consegue produzir muito mais suco gástrico para triturar a pesada alimentação do bicho.
''Achei interessante o modo em que os crocodilos e os jacarés vivem em locais tão semelhantes mas vivem tão distantes, e o modo em que consegue confundir um com o outro é tão fácil e ao mesmo tempo tão difícil que nem tem como explicar. Adorei estar aqui hoje falando sobre um animal forte e belo. Agradeço a visita e espero vocês aqui na minha próxima postagem.''
Você Sabia:
Que os crocodilos e os jacarés são animais enormes e fortes, suas mandíbulas fecham rapidamente mas eles tem certos problemas de abri-la. Tanto os jacarés quando os crocodilos tem um golpe mortal chamado 'giro mortal', o animal segura firmemente sua presa e da entre 3 a 4 giros na água para arrancar o pedaço onde esta segurando.