18 novembro 2011

Salamandras



Em herpetologia, o termo salamandra é a designação comum aos anfíbios da ordem dos caudados, principalmente os de regiões temperadas, de corpo alongado, com aspecto de lagarto, cauda longa e um ou dois pares de membros curtos. Podem ser aquáticas ou terrestres, bem como anfíbias.
Acredita-se que as salamandras estão entre os moradores mais antigos do planeta, pois cientistas já encontraram fósseis de 165 milhões de anos na China e na Mongólia. Atualmente existem cerca de 450 espécies, dos mais diferentes tamanhos. Caçadoras exímias, elas atacam rapidamente e devoram minhocas, insetos e peixes. Mas também são predadas por aves, tartarugas, cobras, peixes e outros anfíbios. Por isso, costumam ficar escondidas em baixo de pedras ou plantas.
Algumas espécies são muito venenosas. Geralmente são as que têm cores fortes, que mantém os predadores afastados, como é o caso da salamandra-de-fogo, preta e amarela. Seu veneno queima a pele de pessoas e animais e pode até causar paralisia se entrar na corrente sangüínea.
As salamandras vivem solitárias e produzem uma substância com cheiro para atrair parceiros na época do acasalamento e outra que usam para marcar seu território. Em geral só emitem sons quando querem espantar algum predador.



Existem três tipos de salamandra: as terrestres, as aquáticas e as semiterrestres. As semiterrestres nascem em rios e lagos, passam parte da vida na terra e voltam à água para colocar seus ovos. Dependendo da espécie, os ovos são depositados na água, na vegetação aquática ou na terra, em lugares úmidos como troncos podres. Alguns ovos se abrem em poucos dias, outros demoram até dois anos. De dentro deles saem larvas, com nadadeiras, patas e brânquias. De acordo com a espécie, o corpo se desenvolve de forma diferente para que o animal sobreviva em seu ambiente.


Cryptobranchoidea (Salamandras-gigantes)
Família Nome-comum Exemplo (Espécie) Foto
Cryptobranchidae Salamandras-gigantes Cryptobranchus alleganiensis Cryptobranchus alleganiensis.jpg
Hynobiidae Salamandras-asiáticas Hynobius kimurae Hynobius kimurae (cropped) edit.jpg
Salamandroidea (Salamandras avançadas)
Ambystomatidae Salamandras-toupeira Ambystoma opacum Ambystoma opacumPCSLXYB.jpg
Amphiumidae Enguias-do-Congo Amphiuma means Amphiuma means.jpg
Dicamptodontidae Salamandras-gigantes-do-Pacífico Dicamptodon tenebrosus Dicamptodon tenebrosus.jpg
Plethodontidae Salamandras-sem-pulmões Plethodon cinereus Plethodon cinereus.jpg
Proteidae "Mudpuppies" e "olms" Proteus anguinus Proteus anguinus Postojnska Jama Slovenija.jpg
Rhyacotritonidae "Torrent salamanders" Rhyacotriton variegatus Rhyacotriton variegatus.jpg
Salamandridae Tritões e Salamandras-verdadeiras Triturus alpestris Mesotriton aplestris dorsal view chrischan.jpeg
Sirenoidea
Sirenidae "Sirens" Siren lacertina 100px

Nenhum comentário:

Postar um comentário